Odontopediatria Granja Viana

ODONTOPEDIATRIA

O cuidado com os primeiros dentinhos

Os primeiros cuidados com os dentinhos das crianças faz toda a diferença na saúde bucal, por isso a importância da primeira consulta.

Mesmo antes da erupção dos primeiros dentinhos, adquirir o hábito da higiene bucal é essencial. A criança deve ter seu desenvolvimento bucal acompanhado por um dentista preparado, para agir de acordo com cada faixa etária, tanto no aspecto físico, como psicológico .

Na prevenção, todos os esforços estão voltados para evitar a cárie e outras doenças bucais ou curá-las numa fase inicial, o que justifica a importância de uma abordagem precoce. Nosso objetivo é CÁRIE ZERO.

Por isso, é importante que os pais levem seus filhos ao dentista o mais cedo possível, a fim da criança se acostumar com o ambiente odontológico que lhes cause uma boa impressão, para receberem orientações sobre hábitos alimentares, higienização, uso de flúor, entre outros.

Na Clínica Giroti o desenvolvimento da odontopediatria envolve um cuidadoso processo de adaptação da criança e dos pais, o que favorece o tratamento sem traumas.

DICAS PARA SAÚDE BUCAL INFANTIL

Mantenha uma rotina de Higiene bucal

Os dentinhos de leite são provisórios, sabemos ‒ mas não é por isso que você deve descuidar. A higiene bucal infantil é muito importante ‒ não só para evitar cáries ou outras doenças, mas também para desenvolver o hábito.

Evite alimentos açucarados

Como os hábitos de higiene bucal ainda estão se desenvolvendo na infância, é normal que as crianças sejam as maiores vítimas da cárie. Ofereça alimentos ricos em nutrientes que fortalecem os dentes. E evite o excesso de açúcar e amido, que produzem ácidos que forma a placa bacteriana causadora de cáries.

Visite regularmente um odontopediatria

A consulta periódica ao odontopediatra deve ocorrer pelo menos uma vez ao ano. Além de acompanhar a evolução do nascimento dos dentinhos permanentes, o odontopediatra será responsável por fazer a limpeza ‒ evitando cáries, formação de placa bacteriana e gengivite, por exemplo.

Criar hábitos de higiene bucal

O ideal é que os dentinhos sejam escovados duas vezes, no caso dos bebês – após o café da manhã e antes de dormir. O odontopediatra será o profissional-chave para ensinar as técnicas de escovação e recomendar marcas de escovas e pastas de dente.

Higienize os objetos

Os brinquedos são parte importante no desenvolvimento das crianças e precisam de cuidados para não se tornarem fontes de doenças. Para manter a boca das crianças saudáveis, é preciso higienizar bem todos os objetos que a ela possa levar à boca.

PROGRAMA DENTINHOS DA ESCOLA

Cuidar da saúde bucal das crianças é garantir dentes fortes e saudáveis na fase adulta. Quanto antes você introduzir esses cuidados na rotina dos pequenos, mais fácil será criar uma rotina saudável. Pensando nisso a Clínica Giroti idealizou o Programa Dentinhos da Escola, onde oferecemos para escolas da região um evento especial de interação e avaliação da saúde bucal de crianças. Este programa faz parte do nosso objetivo CÁRIE ZERO, que é bastante dirigido ao público infantil. Levamos nossa equipe até a escola e realizamos brincadeiras lúdicas que ensinam as crianças a escovar e cuidar de seus dentes, desde pequenininhos, pois sabemos que é a fase mais importante para os cuidados com os dentinhos.

ORIENTAMOS BRINCANDO

Na escola, além da interação lúdica, nossa equipe realiza avaliações básicas da saúde bucal de cada criança, gerando um relatório orientativo para a escola e para os pais do aluno. Assim, eventuais sinais de problemas bucais podem ser tratados ainda na fase inicial, evitando transtornos futuros.

Nenhum tipo de taxa é cobrada para nossa visita, nem da escola e nem das crianças. Nosso objetivo aqui é promover a educação para o desenvolvimento da saúde bucal.

Para agendamento e maiores detalhes, entre em contato conosco e informe-se.